Diário de um Magro

por  CARLOS ALBERTO

Roncesvalles - Colegiata (Albergue)

Apresentação


CARLOS ALBERTO ALVES MARQUES é meu nome, gaúcho de Porto Alegre(RS). Aproximando-me dos 53 anos, tenho vínculos fortes e antigos com a Gládis, com quem tenho os filhos Luzia, 21, Bruno, 19, e Júlia, 12. Juiz aposentado, exerço a função de Secretário-Geral da Corregedoria-Geral da Justiça do RGS. Saindo de Porto Alegre cheio de inquietações e incertezas no fatídico 11 de Setembro, iniciei o Caminho em Saint Jean Pied-de-Port, dia 13 de Setembro, meu aniversário, como planejado pelo valor simbólico da circunstância.

Fazer o Caminho de Santiago de Compostela foi uma idéia que foi se insinuando quase imperceptivelmente no meu espírito, resultando uma decisão de fazê-lo tomada não sei exatamente quando, mas que senti inexorável, como um passo necessário a ser dado na vida.

Há aí um aspecto enigmático e inexplicável da minha motivação, a serena certeza de que o caminho devia e seria feito, não por qualquer impulso religioso ou devocional, mas por forte necessidade de fortalecimento espiritual. Quando pensava na minha motivação para o Caminho, encontrava ainda na alma ressonâncias de uma necessidade de vencer um desafio pessoal, num roteiro cultural e histórico responsável pela formação de boa parte da velha Europa.

O resultado foi uma experiência única, talvez a melhor coisa que fiz na vida até aqui, fora a formação da família, vivência inigualável, contatos com companheiros de jornada extraordinários, que procurei registrar disciplinada e diariamente para revisitas periódicas.

E para servir a alguém.

É a recompensa que espero.

E tem mais:

E tem muito mais ainda...