Notícias Peregrinas

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Presidente da Galícia no Brasil

No dia de 18 de maio passado, a Casa de España do Rio de Janeiro organizou uma recepção para o Presidente da Galícia, Don Emilio Pérez Touriño, e sua esposa Ester Cid, que naquele dia iniciavam uma rápida visita ao Brasil.  A ocasião foi especial para os emigrantes espanhóis presentes, dignos representantes dos quase 25 mil galegos que residem no Rio de Janeiro, por testemunharem um belíssimo discurso do Senhor Touriño no qual anunciou o seu compromisso inegociável com o bem estar do povo galego, não apenas na pátria mãe, mas em todas as partes, e em especial de seus descendentes no Brasil. A emotividade ibérica aflorou junto às famílias presentes que para alí trouxeram avôs, filhos e netos.

Cerca de 20 peregrinos estavam presentes.

A recepção foi muito cordial e no decurso dela, os peregrinos foram apresentados ao presidente galego e sua esposa.

Conversou-se sobre o Caminho de Santiago, ele nos disse que o número de brasileiros tem aumentado a cada ano, nós falamos dos muitos peregrinos que vão, orientados pelas associações, não só do Rio, como de vários estados do Brasil.

O Presidente se mostrou impressionado como os brasileiros vão ao Caminho tantas vezes!

O sr. Touriño visitou no dia seguinte o Hospital Espanhol e teve encontro com os empresários espanhóis.

Na terça feira, dia 20, visitou a Casa de Santiago Apóstol, na Tijuca, onde vivem idosos espanhóis, ou descendentes, em instalações amplas e confortáveis. Conchita Paz, atriz, escritora, poeta, mora lá.

Ela é a mãe do hospitaleiro Acácio, de Viloria de Rioja.

Alguns peregrinos também se fizeram presentes.

O presidente foi muito simpático e atencioso, ele sabe mesmo como se dirigir ao povo, sempre falando em galego, e sua esposa é de uma simplicidade impar. Conversamos no coquetel que se seguiu a vista. Ela ainda dá aulas em uma escola de Santiago!

Conversamos também com o presidente da Associação dos Empresários Espanhóis no Rio de Janeiro e ele se mostrou interessado em palestras sobre o Caminho de Santiago para seus sócios.

Será mais um canal de divulgação do Caminho.

Don Emílio e Doña Ester voltaram a Galícia entusiasmados com o trabalho feito pela comunidade espanhola no Rio de Janeiro. Eles conheceram os peregrinos brasileiros e o seu trabalho em prol da divulgação do Caminho de Santiago e de orientação aos novos peregrinos.

Clinete Lacativa e Sergio Fontoura
 
Enviado por Clinete Lacativa
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003