Albergue de Peregrinos
Notícias, novidades, artigos, relatos, diretamente da Espanha

Convide a um amigo a visitar este site
 
 
Peregrinar e Caminhar
Acácio da Paz

Peregrino, é aquele que visita algum lugar sagrado com um propósito religioso. As peregrinaçóes sáo características de muitas religióes, como as do antigo Egito, Persia no periodo mitraico, India, China e Japón. O costume grego e romano de consultar aos deuses acudindo a oráculos locais, tais como ls de Dódona ou Delfos, ambos em Grecia, é muito conhecida. Nas primeiras épocas da historia hebrea, as peregrinaçóes se faziam a Silo e Dan (ambos em Israel atual), assim como a Bethel (agora Beitin, Jordania). A grande peregrinaçáo islámica a La Meca (agora em Arabia Saudita), vestigio dos tempos paganos, é obrigatoria para todos os mulçumanos. Outras peregrinaçóes devotas islámicas, em particular as das tumbas de santos sáo numerosas. Kairuán em Tunísianez, Ouezzane em Marrocos, Karbalā' em Irak e Meshed (agora An Najaf) em Irán sáo cidades mulçulmanas sagradas. Benarés (hoje Vārānasi), em India, é em lugar mais famoso de peregrinaçáo para os hindús.

Os primitivos cristianos faziam peregrinaçóes ao lugar do cenário da Paixáo de Cristo em Jerusalén. Incluso depois de que Jerusalén tivesse sido ocupada pelos sarracenos, a libertade para peregrinar, prévio pago de um imposto, foi assegurada mediante tratados; entretanto, a necessidade de proteger aos peregrinos, deu origem as órdens militares medievais, como a Orden del Temple.

Os lugares principais de peregrinaçáo no Ocidente eram em Italia: Roma, Loreto (cerca de Ancona) e Assís; em España, Santiago de Compostela, Guadalupe o monasterio de Montserrat, cerca de Barcelona; em França, as igrejas de Notre Dame de Fourvière, em Lyon, e Saint-Denis; em Alemanha, Colonia e Tréveris; em Suiza, Einsiedeln; em Inglaterra, a abadía de Walsingham, ao este, e Canterbury; em Escócia, Whithorn, Scone, Dundee, Paisley e Melrose; e em Irlanda, muitos lugares relacionados com a vida ou muerte dos primitivos santos irlandeses. A vila de Guadalupe é um famoso santuario a Virgen María em sua advocación de Virgen de Guadalupe, na capital, México, D.F. Em épocas posteriores, os peregrinos viajaram em grande número a Lyon, Le Puy, Paray-le-Monial e Lourdes, todos eles em França,  igual que Fátima, em Portugal. Seguem gozando de um caráter especial, as peregrinaçóes a Roma, Terra Santa (Jerusalén) e Santiago. Nos últimos tempos,o Camino de Santiago foi declarado de interesse artístico europeo.
 
Enviado por Acácio da Paz
 
Parte integrante do site Caminho de Santiago de Compostela - O Portal Peregrino
Copyright  1996-2003